Avançar para o conteúdo principal

Imigração em queda


Algo está mal quando nem os imigrantes se aguetam no nosso país. Aqueles que fugiram da sua pátria em busca de uma vida melhor, são agora obrigados a fazer segunda escolha (Espanha, França, Alemanha e Bélgica).
Em 2004, por exemplo, e segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, eram 60 mil os ucranianos que viviam legalmente em Portugal, hoje não passam de 37 mil.
Os próprios portugueses estão também a emigrar, novamente, em grande escala.
Que futuro estará reservado para este Portugal? Eu ainda vou ficando, na esperança de contribuir de forma positiva. Apesar de a partida já ter estado mais longe de se concretizar.
A ver vamos.

(fonte: Revista Visão de 20 de Setembro de 2007)
(fotografia: Petrified Collection)

Comentários

Portugal está cada vez menos atractivo para quem quer que seja.Uma nuvem cinzenta abateu-se sobre os nossos destinos.
São as condições de trabalho que se deterioram; é o SNS que não responde; é a angústia da incerteza a dominar o quotidiano da maioria das famílias. A injustiça social é gritante e os que se "aproveitam" não páram de acumular riqueza. Mas todos juntos podemos fazer alguma coisa. Há que não desistir.
SEMPRE disse…
A imigração não pára de cair porque escravo por escravo antes morrer na terra. Portugal está seco e já nada tem para dar. Espraiam-se os olhos tristes por subúrbios sujos e terras do interior abandonadas.
JOY disse…
Pergunto ? onde está a politica de imigração ? Tratamos imigrantes possuidores de conhecimentos profissionais que temos falta em Portugal como escravos em vez de os aproveitarmos para nos ajudarem a termos um pais mais evoluido, não consigo perceber porque não se aproveita e se integra como deve de ser estes imigrantes ?
NÓMADA disse…
Se as PME´s estão a falir, o pequeno comércio a agonizar, o consumo interno a diminuir que podemos nós oferecer aos imigrantes? Os portugueses eles próprios emigram porque cá não têm condições.
CRÍTICO, meu amigo, acabo de atribuir-te, no meu blogue, o prémio de VISITANTE, tu que estiveste ao pé de mim quando cheguei à blogosfera e mal sabia lidar com um blogue. Tens-me acompanhado e apoiado com os teus comentários e incentivos ajudando-me a consolidar o meu espaço. Também quero ajudar-te no teu, com a minha companhia, considerando que tens um capital social, humano e cultural para fazer uma grande obra.
Para já gostaria que continuásses a corrente que comecei e que visa incentivar o visitante a ler, comentar e compreender o espaço que visita para que cada blogue possa, com a sua distintividade, contribuir para um património comum. Nada do que fizermos terá valor se não for lido. Promovamos pois uma ampla participação.
Um abraço sempre
carlos filipe disse…
A imigração tem sido um fenómeno muito mal acompanhado no nosso País. Tem servido para as mais ignóbeis explorações, quer a nível de trabalho quer de alojamento, para tráfico humano e para muitas outras coisas que nos envergonham. Nunca houve preocupação em integrar os imigrantes. Porra, se há tanto licenciado desempregado e com cursos na área social porque não os põem a tratar deste assunto?
Anónimo disse…
Obrigado pelo apoio Silêncio Culpado. Houvesse mais tempo e certamente escreveria bem mais e ampliaria a temática.
Muito obrigado do fundo do coração.

Mensagens populares deste blogue

O veganismo não é moda, veio para ficar!

Ouve-se por aí que 2019 é o ano do veganismo, mas é muito mais do que isso. 2019 até poderá ser o ano com mais expressão até então, mas o boom está por vir, o futuro será inevitavelmente vegan, ou não haverá futuro de todo. Não são só as estrelas de cinema, os atletas de nível mundial ou as figuras públicas, por todo o mundo há cada vez mais pessoas a adotar este estilo de vida, que vai muito além da simples alimentação. Há uma tomada de consciência larga que faz com que a mudança seja inevitável. Um ser dito lúcido e com o mínimo de inteligência basta parar e refletir sobre as suas escolhas para um processo de mudança se iniciar. Vivemos num mundo acelerado que não deixa tempo para a plena reflexão e esse é um dos problemas. A mudança pode ter início num dos seguintes pontos: Ética: não há nenhuma necessidade de infligir sofrimento e tortura aos animais para nos alimentarmos. Eles são seres sencientes e é um contrassenso dizer que se gosta dos animais mas é só de alguns, não de todos.

Medina Carreira disse:

"A democracia em Portugal é uma brincadeira em que ninguém é responsável por nada, não há responsáveis", afirmou Medina Carreira, salientando que "o País apenas é governado com rigor durante um ano ou um ano e meio por legislatura". No restante tempo, segundo o fiscalista, quem vence as eleições começa por tentar corrigir as promessas que fez na campanha eleitoral e, a meio do mandato, "começa a preparar as mentiras para a próxima campanha eleitoral". "Com esta gente que temos, não podemos ter muitas esperanças (quanto ao futuro)", defendeu, frisando que "as eleições ganham-se com mentiras". Medina Carreira, que falava aos jornalistas em Gaia à margem de um debate sobre a actual situação do País, defendeu que "a raiz do problema" de Portugal resulta da quebra no crescimento económico. "Durante 15 anos crescemos seis por cento ao ano, entre 1975 e 1990 crescemos quatro por cento ao ano e de 1990 para cá estam

Bush recebe Dalai Lama

Fiquei surpreendido ao saber que o presidente norte americano havia recebido oficialmente o líder espiritual tibetano, na sua residência oficial, a Casa Branca. E como se isto não bastasse para "nos" envergonhar, ainda foi condecorado com a Medalha de Ouro do Congresso, a mais importante distinção atribuída a um civil. Para a sua atribuição é necessária uma maioria de dois terços do congresso. Nunca pensei dizê-lo, mas desta vez o Presidente Bush merece os parabéns. Ou será já campanha republicana?!