
Ontem participei, a convite do amigo José Carreira, pela primeira vez nos já famosos debates do Clube dos Pensadores. O tema prometia e os convidados também. O fundador do clube Joaquim Jorge convidou para esta noite a Eurodeputada Ana Gomes, o psiquiatra Carlos Pereira e a Advogada Maria Manuel. Na plateia entre muito cidadão anónimo encontrava-se também Narciso Miranda.
Com a excelente moderação de Joaquim Jorge, Ana Gomes abriu a sessão começando por dizer que a política sem verdade não compensa, e que sem a mesma torna-se oportunismo. "Vivemos numa época em que é fácil abastardar-se a política", disse a militante do PS. Frisou ainda que tanto o PS como o PSD desvalorizam as ideologias de base, abandonando as questões de fundo. Referindo que a diferença entre a esquerda e a direita é actualmente pouco visível, tendo anotado ainda que não há ninguém mais à esquerda do que ela, mesmo elementos do PCP. A descaracterização do seu partido tem-na deixado infeliz.
Apesar do tom contestatário, aproveitou para puxar um pouco a brasa à sua sardinha e fazer campanha pelo actual executivo, aplaudindo o Governo em moldes gerais, criticando-o apenas nas questões da igualdade e no continuo crescimento que separa a classe rica, cada vez mais rica, da classe média, cada vez mais pobre.
Terminou a sua primeira abordagem dizendo que "um Estado socialista deve ter como prioridade de primeira linha o combate à corrupção".
A intervenção de Maria Manuel pautou-se por breves alusões à dificuldade de debater esta questão, referindo que existem várias teses sobre política e sobre verdade.
Carlos Pereira começou por comparar a luz que incide num cristal com a forma como cada um vê o refraccionamento da mesma consoante a posição em que observa o fenómeno, passando-se o mesmo entre a verdade e a mentira, ou seja, depende da perspectiva.
" A qualidade dos nossos políticos é muito má e quando vão para Lisboa, e como diz um amigo meu, e se tornam alisbonados ainda pior", criticou o psiquiatra.
Algumas frases que me ficaram no ouvido:
Joaquim Jorge:
"Os políticos pensam que estão tão alto, tão alto, que tudo lhes passa por baixo."
"Meteu-se na cabeça que um político para ter sucesso tem que mentir."
"Detesto mentiras e odeio manipulações."
"O sistema político está esgotado."
"Telefonam dos partidos para não virem aqui."
Ana Gomes:
"O Governo devia ter recebido o Dalai Lama."
"Temos os políticos que temos porque o permitimos."
"Deixar de votar é a pior das soluções."
Carlos Pereira:
"Reinventamos aqui a cidadania."
"Não há liberdade de pensamento onde não há liberdade económica."
"Sofro com a emigração, com a diáspora que se está a dar."
"Há verdade conveniente e verdade inconveniente."
Narciso Miranda:
"É cada vez mais difícil fazer política com verdade no nosso país. O problema está no funcionamento dos partidos."
Obrigado Clube dos Pensadores.
Comentários
Desculpa lá tão longo comentário.
Um abraço
Contudo e o que me parece mais de notar é que as iniciativas que ficam pelo blá blá e não produzem resultados já não convencem ninguém. As salas enchem porque há uma capacidade mobilizadora das organizações mas fica-se por aí.
Na realidade, o Joaquim Jorge é um génio, pois tem conseguido organizar debates que abordam temas muito significativos e são um chamamento à tomada de atenção para certos comportamentos que os membros de Partidos tomam ou melhor, deveriam ter em consideração.
Contudo, a verdade é muito ambígua, pois a minha verdade poderá não ser a sua nem a de muitos outros, e, uma mentira poderá ser verdade para quem a diz, desde que para si próprio seja verdade ou se mentalize que o é…
Obrigada pela visita e pelas palavras. Saudações
Por lapso - não pôs que esteve também Paulo Morais na plateia e já tinha sido convidado principal.
Parabéns
Obrigado Joaquim Jorge, continue com o dinamismo que a tanta gente falta.
Cumprimentos.
Cumprimentos.