Avançar para o conteúdo principal

Taxa de Acesso a Garagens


Há alguns dias tive conhecimento, através de uma circular do condomínio, que teria que efectuar um pagamento relativo à Taxa de Acesso a Garagens.
Numa primeira análise este imposto pareceu-me ridículo, pois não visa só as garagens como também abarca: pátios, armazéns, acessos a oficinas de reparação automóvel, parques de estacionamento, stands de automóveis, instalações fabris, estações de serviço e outros locais privados.
Como não podia deixar de ser esta medida tem levantado muitas críticas, pois é um imposto que cai não se sabe bem de onde. Como se já existissem poucos.
A Câmara Municipal de Gaia deixa aqui bem patente o seu típo de política "inteligente".
Que imposto inventarão a seguir?

Comentários

É um princípio assustador porque nós estamos a ser esfolados para pagar os cortes que o governo fez às autarquias. Vivo em Sintra numa moradia que até precisa de obras e a minha contribuição autárquica que era anualmente actualizada agora quadriplicou. Mais as taxas de saneamento básico, de tratamento de resíduos, etc.Estas despesas fixas disparam enquanto a maioria dos portugueses vê diminuídas as suas prestações mensais quer do trabalho quer das pensões.
Unknown disse…
Pagar...pagar...pagar...
Receber??? Zerinho!
Anónimo disse…
Isto está a ficar bonito.
SEMPRE disse…
Pois. É ver quem mais pode esfolar o Zé Povinho que já não sabe para onde há-de fugir com o aumento das taxas de juro, o desemprego, o trabalho precário e mal pago e impostos sobre impostos. Aumenta a faixa das famílias carenciadas. E como é que se resolve esse problema? Com Associações de Voluntários onde as pessoas trabalham a custo zero e vão pedir donativos nos centros comerciais e hipermercados aos pobres coitados que já não têm onde cair mortos. Conheço casos de pessoas que deram o que precisavam por terem vergonha de não dar numa abordagem ostensiva. Que raio de socialismo é este? Que modelo é que estamos a defender?
NÓMADA disse…
Quanto mais pobre está a população mais leva na cabeça com impostos e pedinchices.
joaninha disse…
Pedir... esmolar... bem, é mesmo nosso!!! mas pior é obrigar a pagar o que não se usa ou gasta... e nisso somos especialistas... digo que somos, porque de uma maneira ou de outra pagamos todos e vai que não vai, há muitos que pedem...
Gostei muito deste Blog, onde cheguei pelo Clube dos Pensadores.
Vou linkar e passarei a vir cá mais vezes.
Vim só cumprimentar.
7 disse…
Cumprimentos. No seguimento de uma crítica colocada no meu blogue às nomeações que eu fiz, para o blogue com melhor destaque, coloco aqui a resposta que dei a essas mesmas críticas. Para consultar as críticas vão ao meu blogue, no Tema: "Ao Vosso Contributo". A minha resposta: CAROS M.M.Mendonça e C.Coelho, vão me desculpar mas acho que o português na base das minhas nomeações é explicito. Primeiro refiro que não estou no Mundo da blogosfera há muito tempo, o que quer dizer que estas nomeações se referem às minhas visitas num curto espaço de tempo. Há imensos blogues e provavelmente melhores, mas não sou juiz, nem aponto o dedo às opiniões, expressões, pensamentos, etc., que cada um tem. Fundamentalmente respeito-as e espero sempre o mesmo dos que me visitam. Por isso respeitem a minha escolha. Referi também que não menosprezando os outros, a escolha reflecte nas minhas visitas habituais no pouco tempo em que existo neste espaço. Há que respeitar o espaço de cada um, não ser egoístas e talvez usar critérios de mais humildade. A crítica deve existir mas com um pouco mais de construtivismo e não tão destrutiva. Ás vezes estas nomeações até servem para que os nomeados se apliquem mais com o objectivo de melhorar os seus trabalhos. Com o tempo espero também melhorar o meu, mas como digo, é preciso tempo e deixar florir, crescer. Temos de dar o benefício da dúvida e agradecer a existência de cada um. Ninguém é perfeito. Já dizia o outro: "Toda a planta que nasce tem de ser regada". Neste mundo da blogosfera o que pretendo é isso mesmo, regar a alma e esperar ser regado, aprender a ser uma Pessoa. Provavelmente mais tarde poderão ser vocês os nomeados, mas o que é certo é que não vejo o vosso blogue por aqui! Abraços.
Marco Santos disse…
Obrigado a todos pelos comentários, ao que são visita recorrente e aos novos visitantes.
Bem hajam.
Anónimo disse…
Eu por outro lado quero estacionar o meu carro e em tudo o que é canto existe uma rampa de acesso a garagem. Se não fosse pago acredito que não haveria espaço para carros estacionarem!

Mensagens populares deste blogue

O veganismo não é moda, veio para ficar!

Ouve-se por aí que 2019 é o ano do veganismo, mas é muito mais do que isso. 2019 até poderá ser o ano com mais expressão até então, mas o boom está por vir, o futuro será inevitavelmente vegan, ou não haverá futuro de todo. Não são só as estrelas de cinema, os atletas de nível mundial ou as figuras públicas, por todo o mundo há cada vez mais pessoas a adotar este estilo de vida, que vai muito além da simples alimentação. Há uma tomada de consciência larga que faz com que a mudança seja inevitável. Um ser dito lúcido e com o mínimo de inteligência basta parar e refletir sobre as suas escolhas para um processo de mudança se iniciar. Vivemos num mundo acelerado que não deixa tempo para a plena reflexão e esse é um dos problemas. A mudança pode ter início num dos seguintes pontos: Ética: não há nenhuma necessidade de infligir sofrimento e tortura aos animais para nos alimentarmos. Eles são seres sencientes e é um contrassenso dizer que se gosta dos animais mas é só de alguns, não de todos.

Medina Carreira disse:

"A democracia em Portugal é uma brincadeira em que ninguém é responsável por nada, não há responsáveis", afirmou Medina Carreira, salientando que "o País apenas é governado com rigor durante um ano ou um ano e meio por legislatura". No restante tempo, segundo o fiscalista, quem vence as eleições começa por tentar corrigir as promessas que fez na campanha eleitoral e, a meio do mandato, "começa a preparar as mentiras para a próxima campanha eleitoral". "Com esta gente que temos, não podemos ter muitas esperanças (quanto ao futuro)", defendeu, frisando que "as eleições ganham-se com mentiras". Medina Carreira, que falava aos jornalistas em Gaia à margem de um debate sobre a actual situação do País, defendeu que "a raiz do problema" de Portugal resulta da quebra no crescimento económico. "Durante 15 anos crescemos seis por cento ao ano, entre 1975 e 1990 crescemos quatro por cento ao ano e de 1990 para cá estam

Bush recebe Dalai Lama

Fiquei surpreendido ao saber que o presidente norte americano havia recebido oficialmente o líder espiritual tibetano, na sua residência oficial, a Casa Branca. E como se isto não bastasse para "nos" envergonhar, ainda foi condecorado com a Medalha de Ouro do Congresso, a mais importante distinção atribuída a um civil. Para a sua atribuição é necessária uma maioria de dois terços do congresso. Nunca pensei dizê-lo, mas desta vez o Presidente Bush merece os parabéns. Ou será já campanha republicana?!