Avançar para o conteúdo principal

1 de Outubro - Dia Mundial do Vegetarianismo

Este vale por mil palavras:

Comentários

Pois, eu até não acho mal as boas práticas vegetarianas mas o homem é omnívoro e, por isso, em meu entender, deve comer de tudo. Mas comer moderamente e com maturidade cívica. Nos dias de hoje as práticas alimentares são na maior parte das vezes reprováveis quer do ponto de vista da saúde, quer do ponto de vista ético. Deve-se incentivar um maior consumo de frutos, vegetais, cereais e legumes mas, atenção, os seus preços são proibitivos para quem tem baixissimos rendimentos. É mais fácil as pessoas empaturrarem-se com frango, porco e peru acompanhados de massas e arroz que fazerem uma alimentação equilibrada. A alimentação vegetariana não está pois ao alcance de qualquer um.
Marco Santos disse…
Caro Silêncio Culpado, obrigado pelo comentário, mas devo informar que a dieta vegetariana, para além de ser das mais saudáveis, é incomparavelmente mais barata do que a alimentação omnívora.
Cumprimentos.
Eu sou meio vegetariana. Só meio. Durante muito tempo almoçava, sempre que podia, num restaurante macrobiótico. Mas como tinha muitos contactos sociais, a nível de trabalho, não podia cultivar muito tudo o que fugisse ao padrão geral.
Quanto ao preço.... o arroz, as massas integrais e outros produtos afins são mais caros. Bem sei que para ser vegetariano não é preciso ser tão selectivo mas aí podemos correr o risco de não consumirmos todos os nutrientes de que o organismo está necessitado. Ou não será bem assim?
Um abraço
NÓMADA disse…
Ora aqui está um tema que me interessa e muito.Estou sempre muito interessada em práticas saudáveis de alimentação e a evitar o sacrifício dos animais.
Gostei muito deste artigo que vem de encontro aos meus sentimentos e forma de pensar.
Marco Santos disse…
Silêncio Culpado, a alimetação vegetariana continua envolta em mitos, apesar de muito se ter evoluído nos últimos anos. Ainda existem muitos médicos que duvidam do vegetarianismo, mas pelo contrário, outros há, e sobretudo das novas gerações, que recomendam vivamente as dietas que excluem todo o tipo de carnes e peixes da alimentação.
Um dos mitos passa pela ideia pré concebida de que os vegetarianos têm que comer produtos integrais, sojas, tofus e afins. Nada disso, esses alimentos serão interessantes para se variar, por exemplo. Mas um vegetariano simplesmente deixa de comer carnes, de resto come de tudo. A não ser os lacto-vegetarianos que não comem ovos, ou os vegan, que não ingerem qualquer derivado de origem animal.
Logo, tal dieta é benéfica não só para a saúde (e que saúde vos garanto) como também para a carteira. Para além disso ainda se contribui para a preservação ambiental.
Se pretenderes mais informações existem vários sites. Deixo aqui alguns: http://www.centrovegetariano.org; http://www.vegetarianismo.com.br/sitio; http://www.peta.org
Espero ter sido claro, mas há tanto a dizer que é impossível transmití-lo aqui, de uma só vez.
Cumprimentos.
Marco Santos disse…
Cara Nómada, fico muito feliz por teres gostado do post e por também te identificares com estas ideias.
Cumprimentos.
DS disse…
Obrigado por nos informares sobre este assunto, de facto muita gente resume a ética às relações entre seres humanos, quando ela se estende muito para além disso!
Este video é forte e comovente. Foi com imagens destas que aos 14 anos eu me apercebi da barbaridade que a nossa cultura alimentar perpetua há milénios. Mesmo assim demorei 10 anos a ser 100% vegetariana, não é facil ir contra a corrente, mas vale a pena, o vegetarianismo é um mundo de sabores com a consciência limpa!
SEMPRE disse…
O vegetarianismo é uma cultura que eu não sou capaz de adoptar na íntegra. Posso moderar um pouco o consumo, sobretudo de carnes, mas não consigo abdicar a 100% dos produtos de origem animal.Em qualquer dos casos penso serem muito úteis todos estes esclarecimentos.
Tiago R Cardoso disse…
Sinceramente vou anotar os sites e vou ver o que dizem.
Já pensei no vegetariano, já coloquei a hipótese, se calhar é um assunto a aprofundar.
Anónimo disse…
Olá Tiago, obrigado pela visita.
Não te arrependerás nem uma única vez se adoptares o vegetarianismo e darás um forte contribuito à humanidade.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

O veganismo não é moda, veio para ficar!

Ouve-se por aí que 2019 é o ano do veganismo, mas é muito mais do que isso. 2019 até poderá ser o ano com mais expressão até então, mas o boom está por vir, o futuro será inevitavelmente vegan, ou não haverá futuro de todo. Não são só as estrelas de cinema, os atletas de nível mundial ou as figuras públicas, por todo o mundo há cada vez mais pessoas a adotar este estilo de vida, que vai muito além da simples alimentação. Há uma tomada de consciência larga que faz com que a mudança seja inevitável. Um ser dito lúcido e com o mínimo de inteligência basta parar e refletir sobre as suas escolhas para um processo de mudança se iniciar. Vivemos num mundo acelerado que não deixa tempo para a plena reflexão e esse é um dos problemas. A mudança pode ter início num dos seguintes pontos: Ética: não há nenhuma necessidade de infligir sofrimento e tortura aos animais para nos alimentarmos. Eles são seres sencientes e é um contrassenso dizer que se gosta dos animais mas é só de alguns, não de todos.

Medina Carreira disse:

"A democracia em Portugal é uma brincadeira em que ninguém é responsável por nada, não há responsáveis", afirmou Medina Carreira, salientando que "o País apenas é governado com rigor durante um ano ou um ano e meio por legislatura". No restante tempo, segundo o fiscalista, quem vence as eleições começa por tentar corrigir as promessas que fez na campanha eleitoral e, a meio do mandato, "começa a preparar as mentiras para a próxima campanha eleitoral". "Com esta gente que temos, não podemos ter muitas esperanças (quanto ao futuro)", defendeu, frisando que "as eleições ganham-se com mentiras". Medina Carreira, que falava aos jornalistas em Gaia à margem de um debate sobre a actual situação do País, defendeu que "a raiz do problema" de Portugal resulta da quebra no crescimento económico. "Durante 15 anos crescemos seis por cento ao ano, entre 1975 e 1990 crescemos quatro por cento ao ano e de 1990 para cá estam

Bush recebe Dalai Lama

Fiquei surpreendido ao saber que o presidente norte americano havia recebido oficialmente o líder espiritual tibetano, na sua residência oficial, a Casa Branca. E como se isto não bastasse para "nos" envergonhar, ainda foi condecorado com a Medalha de Ouro do Congresso, a mais importante distinção atribuída a um civil. Para a sua atribuição é necessária uma maioria de dois terços do congresso. Nunca pensei dizê-lo, mas desta vez o Presidente Bush merece os parabéns. Ou será já campanha republicana?!