Avançar para o conteúdo principal

Medina Carreira disse:


"A democracia em Portugal é uma brincadeira em que ninguém é responsável por nada, não há responsáveis", afirmou Medina Carreira, salientando que "o País apenas é governado com rigor durante um ano ou um ano e meio por legislatura".
No restante tempo, segundo o fiscalista, quem vence as eleições começa por tentar corrigir as promessas que fez na campanha eleitoral e, a meio do mandato, "começa a preparar as mentiras para a próxima campanha eleitoral".
"Com esta gente que temos, não podemos ter muitas esperanças (quanto ao futuro)", defendeu, frisando que "as eleições ganham-se com mentiras".
Medina Carreira, que falava aos jornalistas em Gaia à margem de um debate sobre a actual situação do País, defendeu que "a raiz do problema" de Portugal resulta da quebra no crescimento económico.
"Durante 15 anos crescemos seis por cento ao ano, entre 1975 e 1990 crescemos quatro por cento ao ano e de 1990 para cá estamos a crescer 1,4 por cento ao ano. Se não mudarmos de vida, o futuro exige meditação", frisou.
Para o especialista, "não há economia que aguente um Estado social com tudo para todos, desde o berço até ao túmulo", defendendo que esta concepção "está condenada".
O fiscalista também se pronunciou sobre as verbas europeias destinadas a Portugal através do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), desvalorizando a sua importância.
"Antes do QREN já vieram muitos milhões da Europa e veja-se o estado em que o País está", frisou Medina Carreira, que também se manifestou contra a rede ferroviária de alta velocidade e o novo aeroporto de Lisboa.
"São uma tontice, o País não tem dinheiro para isso", afirmou.
O quadro negro traçado por Medina Carreira foi corroborado pelo economista Pedro Arroja, para quem a economia portuguesa "está bloqueada".
"Estamos a crescer menos que toda a União Europeia, vivemos acima das nossas possibilidades, estamos a perder terreno em relação a outros países europeus", frisou.
Para o economista, a solução tem que passar por uma "redução significativa dos impostos que possa atrair as empresas e pôr a economia a trabalhar".
Pedro Arroja considerou que o aeroporto e a alta velocidade "são projectos para encher o olho mas não são prioritários para o País", além de que "só vão complicar as coisas do ponto de vista orçamental.
"Como português, gostaria muito que tivéssemos um novo aeroporto em Lisboa e uma rede ferroviária de alta velocidade mas não me parece que sejam prioritários", afirmou.
Para o economista, a opção do Governo pelo combate ao défice está a "estrangular a economia", defendendo que "não morremos da doença mas podemos morrer da cura".
Medina Carreira e Pedro Arroja foram dois dos intervenientes num debate sobre a situação do País, em que também participou Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto. O dirigente socialista Jorge Coelho, cuja presença tinha sido anunciada, faltou. FR"

In. Site da RTP

Comentários

DeTigre disse…
ALELUIA IRMÃOS!!!
Que bom é finalmente ouvir as verdades a virem ao de cima.
..em espera pelo momento da revolução!!!
SwáSthyaaaaaaaaa,.. é uma delas.
Abraço, mano
C Valente disse…
A verticalidade dos politicos e honestidade é uma nódoa negra na democracia.
Saudações amigas
JOY disse…
È bom que vão aparecendo estas vozes a alertar da real situação do pais, ainda que a grande maioria de nós saiba e sinta o que se está a passar .Os politicos se tiverem ainda um pouco de vergonha devem ter ficado com as orelhas a arder parante as declarações arrazadoras de Medina Carreira .

JOY
Pois em grande parte eu concordo com o que diz Medina Carreira. Mas no que se refere a um indivíduo não poder contar com o Estado social do início ao fim da vida, dispensa-se. Se queremos imitar os países nórdicos, como democracias evoluídas que são, copie-se também o Estado Social forte que possuem.
Finalmente, e na parte que fala da descrença nos políticos, eu entendo-o muito bem porque também a sinto. E qual é a alternativa? Uma ditadura? Dispenso. Mas espero que todos pensem nas alternativas porque deitar abaixo sem alternativa é muito perigoso.
7 disse…
"Com esta gente que temos, não podemos ter muitas esperanças (quanto ao futuro)", defendeu, frisando que "as eleições ganham-se com mentiras". - pegando na frase deste discurso só acrescento que não acredito nos políticos e por isso é que voto em branco. Passam-se às promessas que não se cumprem para chegar outros e disserem o que não fizeram os anteriores e o ciclo vicioso mantém-se. Quanto ao TGV penso que não será um mau investimento, mas creio que o aeroporto deveria ser muito bem repensado. A parte que mais me interessou neste discurso foi: "a raiz do problema" de Portugal resulta da quebra no crescimento económico.
"Durante 15 anos crescemos seis por cento ao ano, entre 1975 e 1990 crescemos quatro por cento ao ano e de 1990 para cá estamos a crescer 1,4 por cento ao ano." - é aqui que eu acrescento em vários comentários que fiz, que Portugal tem de ser uma marca, termos de criar meios económicos para combater os mercados emergentes e não andarmos atrás do resto da Europa, que só serve os interesses do Governo e não do Povo. Abraços.
Tiago R Cardoso disse…
Mas isso toda a gente sabia.

Pode ser que agora, já que foi dito por quem sabe, se comece realmente a fazer as coisas como deve ser, mas não acredito que quem manda os ouça.
quintarantino disse…
O Medina Carreira é uma figura pela qual nutro um misto de respeito e descontentamento.
As ideias que apresenta, as mais das vezes, têm a sua lógica, só que muitas leva-as longe de mais no plano teórico. E se fossem para a prática como seria?
És dos meus mais queridos companheiros neste espaço da blogosfera e, por isso, quero comemorar o dia de hoje contigo, de uma forma especial.
Hoje é o dia do "Olá". O dia em que internacionalmente se comemora o world hello day, num grito universal de unidade em prol da paz e da justiça. Quando te digo olá eu quero dizer tudo. Mesmo tudo. Mas sobretudo quero caminhar contigo em busca de pessoas que queiram caminhar.
Olá!
Unknown disse…
olá amigo.
tenho uma proposta para ti no Cegueira Lusa.

Abraço

Mensagens populares deste blogue

O veganismo não é moda, veio para ficar!

Ouve-se por aí que 2019 é o ano do veganismo, mas é muito mais do que isso. 2019 até poderá ser o ano com mais expressão até então, mas o boom está por vir, o futuro será inevitavelmente vegan, ou não haverá futuro de todo. Não são só as estrelas de cinema, os atletas de nível mundial ou as figuras públicas, por todo o mundo há cada vez mais pessoas a adotar este estilo de vida, que vai muito além da simples alimentação. Há uma tomada de consciência larga que faz com que a mudança seja inevitável. Um ser dito lúcido e com o mínimo de inteligência basta parar e refletir sobre as suas escolhas para um processo de mudança se iniciar. Vivemos num mundo acelerado que não deixa tempo para a plena reflexão e esse é um dos problemas. A mudança pode ter início num dos seguintes pontos: Ética: não há nenhuma necessidade de infligir sofrimento e tortura aos animais para nos alimentarmos. Eles são seres sencientes e é um contrassenso dizer que se gosta dos animais mas é só de alguns, não de todos.

Bush recebe Dalai Lama

Fiquei surpreendido ao saber que o presidente norte americano havia recebido oficialmente o líder espiritual tibetano, na sua residência oficial, a Casa Branca. E como se isto não bastasse para "nos" envergonhar, ainda foi condecorado com a Medalha de Ouro do Congresso, a mais importante distinção atribuída a um civil. Para a sua atribuição é necessária uma maioria de dois terços do congresso. Nunca pensei dizê-lo, mas desta vez o Presidente Bush merece os parabéns. Ou será já campanha republicana?!