Avançar para o conteúdo principal

Outros efeitos da guerra


Tive conhecimento, pelo jornal Público de hoje, que os veteranos de guerra norte americanos têm uma taxa elevadíssima de suicídios, o dobro da comunidade civil.
Num país em que o mercado da guerra é dos mais rentáveis e dos que mais faz avançar a economia é caso para dizer que os americanos a pouco e pouco se vão auto-destruindo. Os terroristas e inimigos desta grande potência não necessitam de colmatar esforços contra o gigante, pois ele está em processo de implosão.
Em 2005 a média de suicídios entre veteranos de guerra foi a seguinte: 120 suicídios por semana, 17 por dia.
Existem actualmente 25 milhões de veteranos de guerra, de entre os quais 1,6 milhões do Iraque.

É sem duvida um país dicotómico, onde se encontram maravilhas e ao mesmo tempo as maiores aberrações.

(fotografia: VisionofAmerica/Joe Sohm)

Comentários

Unknown disse…
Nas guerras, como em quase tudo na vida, surge sempre o reverso da medalha.
A factura a pagar é sempre muito elevada. Esta é pesadíssima e causará muito sofrimentoa famílias que hipoteticamente até poderão ser contras os conflitos em que os EUA se envolvem.
Porque és um visitante especial, que deixa nas ideias as suas convicções e o calor humano do respeito e da amizade, deixei-te, no meu blogue, o símbolo do nosso aperto de mão.
Fostes dos meus primeiros amigos na blogosfera e, para mim, serás sempre especial. Obrigada pela tua amizade
Tiago R Cardoso disse…
Eu ainda ando a procura das maravilhas...
A guerra deixa marcas indeléveis com as quais muitos não conseguem conviver.
7 disse…
Um País de maravilhas e ao mesmo tempo um País de atrocidades. Quem ganha são os governantes com o dinheiro que a guerra produz, quem sofre é quem a enfrenta sob a alçada de um país que se julga patriota, mas não, um País que invoca patriotismo em busca da sua economia...

Mensagens populares deste blogue

Delirium - Cirque du Soleil

Um autêntico Delirium foi aquilo que se passou ontem, e nos últimos dias, no Pavilhão Atlântico. Num formato divergente do habitual, Delirium surpreende pela música e efeitos visuais. Assisti ao melhor espectáculo da minha vida. Infelizes dos que não puderam assistir. Para mais informações: Cirque du Soleil

Sem comentários

Hoje de manhã, depois de uma breve saída, ao entrar em casa vi em cima do muro junto à porta esta publicidade. Eu diria: "obrigado por se estar a matar". Nota: nada tenho contra a marca acima referênciada, apenas me servi do panfleto que atrás faço referência.

Taxa de Acesso a Garagens

Há alguns dias tive conhecimento, através de uma circular do condomínio, que teria que efectuar um pagamento relativo à Taxa de Acesso a Garagens. Numa primeira análise este imposto pareceu-me ridículo, pois não visa só as garagens como também abarca: pátios, armazéns, acessos a oficinas de reparação automóvel, parques de estacionamento, stands de automóveis, instalações fabris, estações de serviço e outros locais privados. Como não podia deixar de ser esta medida tem levantado muitas críticas, pois é um imposto que cai não se sabe bem de onde. Como se já existissem poucos. A Câmara Municipal de Gaia deixa aqui bem patente o seu típo de política "inteligente". Que imposto inventarão a seguir?