Avançar para o conteúdo principal

Mike, o galo sem cabeça


Quantos tempo conseguirá uma galinha viver sem cabeça?
Se me fizessem essa pergunta há uma semana responderia, sem sombra de dúvidas: uns minutos, no máximo. Contudo, ao saber do que se passou no Colorado, EUA, em 1945, faz com que hoje tenha opinião diferente.
Nesse ano longínquo, Lloyd Olsen na tentativa de matar um jovem galo para o jantar não cumpriu na perfeição o serviço e o galo sobreviveu, pasme-se: sem cabeça.
A veia jugular e o troco cerebral não foram danificados o que permitiu ao bicho sobreviver.
Artigos sobre o tema foram publicados nas revistas Time e Life, e hoje em dia existem vários sites que atestam este fenómeno, como pode ver no fim deste post.
O dono do "afortunado" galináceo, com olho para o negócio, não perdeu tempo e passou a cobrar 25 cêntimos para quem quisesse ver Mike, nome que lhe fora atribuído.
Os espectáculos de rua sucediam-se e no auge do sucesso Mike ganhava 4.500 dólares por mês e valia 10.000.
Seguiu-se uma fase negra para o mundo aviário, pois muitos outros tentaram a sorte decapitando as sua galinhas. Mas nenhuma sobreviveu mais de 11 dias.
Mike era alimentado com um conta gotas e por grãos de milho que o seu dono lhe dava.
Certa noite, o animal engasgou-se com o seu próprio muco e faleceu sufocado, haviam decorridos 18 meses desde que tinha sido decapitado.
No Colorado, desde 1999, assinala-se o dia de "Mike, o galo sem cabeça.

Para saber mais clique nos links que se seguem:

http://www.miketheheadlesschicken.org
Wikipédia
Wikipedia (versão inglesa)

(fonte: O Livro da Ignorância Geral, de John Lloyd e John Mitchinson, Ideias de Ler, 2007.)

Comentários

Unknown disse…
Que coisa louca!
Anónimo disse…
Essa foi a coisa mais louca que já vi...isso é incrivel...pode crer...
Anónimo disse…
Essa é a historia mais louca que li....em toda minha vida...
Anónimo disse…
como ele vive sem cerebro?
isso e treta
engana otario
Marco Santos disse…
Caro Anónimo,

de início também não acreditei, mas basta fazer uma pesquisa na Internet para nos apercebemos do contrário. O facto está amplamente documentado.

E mais cego é quem não quer ver.
Cumprimentos.

PS- Aliás, até há muita gente a viver sem cabeça, ou pelo menos sem nada dentro.
Anónimo disse…
vou fazer um teste com o galo aqui de casa
Anónimo disse…
Teve uma menina que nasceu sem cérebro e viveu 1 ano(amigo meu q disse)e os médicos falaram q foi o amor dos pais q fez ela viver tanto tempo.Sendo assim até um galo pode viver 11 dias sem cabeça!
Tem gente q acha tudo impossível,e acaba acontecendo coisas desse tipo.

Mensagens populares deste blogue

O veganismo não é moda, veio para ficar!

Ouve-se por aí que 2019 é o ano do veganismo, mas é muito mais do que isso. 2019 até poderá ser o ano com mais expressão até então, mas o boom está por vir, o futuro será inevitavelmente vegan, ou não haverá futuro de todo. Não são só as estrelas de cinema, os atletas de nível mundial ou as figuras públicas, por todo o mundo há cada vez mais pessoas a adotar este estilo de vida, que vai muito além da simples alimentação. Há uma tomada de consciência larga que faz com que a mudança seja inevitável. Um ser dito lúcido e com o mínimo de inteligência basta parar e refletir sobre as suas escolhas para um processo de mudança se iniciar. Vivemos num mundo acelerado que não deixa tempo para a plena reflexão e esse é um dos problemas. A mudança pode ter início num dos seguintes pontos: Ética: não há nenhuma necessidade de infligir sofrimento e tortura aos animais para nos alimentarmos. Eles são seres sencientes e é um contrassenso dizer que se gosta dos animais mas é só de alguns, não de todos.

Medina Carreira disse:

"A democracia em Portugal é uma brincadeira em que ninguém é responsável por nada, não há responsáveis", afirmou Medina Carreira, salientando que "o País apenas é governado com rigor durante um ano ou um ano e meio por legislatura". No restante tempo, segundo o fiscalista, quem vence as eleições começa por tentar corrigir as promessas que fez na campanha eleitoral e, a meio do mandato, "começa a preparar as mentiras para a próxima campanha eleitoral". "Com esta gente que temos, não podemos ter muitas esperanças (quanto ao futuro)", defendeu, frisando que "as eleições ganham-se com mentiras". Medina Carreira, que falava aos jornalistas em Gaia à margem de um debate sobre a actual situação do País, defendeu que "a raiz do problema" de Portugal resulta da quebra no crescimento económico. "Durante 15 anos crescemos seis por cento ao ano, entre 1975 e 1990 crescemos quatro por cento ao ano e de 1990 para cá estam

Bush recebe Dalai Lama

Fiquei surpreendido ao saber que o presidente norte americano havia recebido oficialmente o líder espiritual tibetano, na sua residência oficial, a Casa Branca. E como se isto não bastasse para "nos" envergonhar, ainda foi condecorado com a Medalha de Ouro do Congresso, a mais importante distinção atribuída a um civil. Para a sua atribuição é necessária uma maioria de dois terços do congresso. Nunca pensei dizê-lo, mas desta vez o Presidente Bush merece os parabéns. Ou será já campanha republicana?!