Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Diabetes


Hoje, dia 14 de Novembro, assinala-se o dia Mundial da Diabetes, doença que vem crescendo de forma avassaladora e que será, segundo alguns especialistas, a doença do século XXI.
Nesta doença crónica devemos distinguir duas tipologias: diabetes Tipo I e Tipo II. Uma não é pior ou mais grave do que a outras, até porque falámos de uma doença que permite uma vida perfeitamente normal, caso se seja disciplinado.
Contudo, o grande número de diabéticos, e aqueles que pesam realmente nos números e nas complicações tardias desta doença, são os de Tipo II. Estes têm na sua maioria mais de 40 anos e a doença advém de maus hábitos alimentares, vidas sedentárias, obesidade, etc. O tratamento é feito à base de medicação oral, exercício físico e alimentação cuidada. Os diabético de Tipo II podem sê-lo durante longos anos sem que sejam diagnosticados, bastando para tal não fazer análises. Aqui se torna evidente a importância do acompanhamento médico regular para os indivíduos que se enquadram no universo dos obesos, sedentários e com dieta deficiente.
Os diabéticos de Tipo I (10% do total) são na sua maioria jovens e tornam-se doentes devido a uma anomalia no seu pâncreas, que deixa de produzir insulina, responsável pelo transporte da glicose do sangue para as células. O próprio sistema imunitário deixa de reconhecer as células pancreáticas detruindo-as. As causas são desconhecidas, podendo a responsabilidade cair em factores hereditários, tratamentos a outras maleitas, infecções, foro emocional, etc. Os sintomas neste caso são bem evidentes (muita sede, aumento do volume da urina, fadiga, tonturas, aumento do apetite, perda de peso) e a diabetes é rapidamente diagnosticada, através de análises ao sangue. O tratamento é feito à base de insulina.
As mediadas recentemente tomadas pelo governo a nível de comparticipações ainda pecam por escassas, quando comparadas com outros países da União Europeia.
A prevenção é sem margem para dúvidas a melhor "arma" no combate à doença do século, pois 50% dos casos podem ser evitados (isto no que se refere à diabetes de Tipo II).
Em 7 anos a doença teve um crescimento de 40%.
Para assinalar a data vários monumentos nacionais e internacionais iluminaram-se desde ontem à noite de luz azul, numa alusão ao circulo azul - unidos pela diabetes.

Um conselho: se é obeso ou tem uma massa corporal elevada, é sedentário, e não se alimenta convenientemente, quase de certeza que a diabetes esperará por si, por isso MEXA-SE!

Comentários

quintarantino disse…
Um post que muitos deveriam ler. A bem da Saúde.
Unknown disse…
Isté é que verdadeiro serviço cívico.
Abraço.
7 disse…
Pelos bem de todos deixas o aviso. Eu sem andar distraído, reforço assim a atenção devida. Bom Post! Abraços.
Tiago R Cardoso disse…
Infelizmente tenho um caso na família.

Um texto que é uma verdadeiro alerta.
É um verdadeiro alerta este texto que todos, sem excepção, deveriam ler. Mas eu sou relativamente disciplinada. Faço exercício físico e tenho cuidado com a alimentação que, de uma forma geral, é pouco calórica e raramente como carne.Vegetariana é que ainda não consigo.
JOY disse…
Um post muito útil, um alerta para o estilo de vida sedentário que levamos ,sempre que posso tento fazer exercicio fisico e hoje tenho muito mais cuidado com a alimentação o que muito me custa pois sou um bom garfo.

Abraço
JOY

Mensagens populares deste blogue

O Mundo Sem Nós - Alan Weisman

Devido ao meu contacto muito próximo com os livros, chegou-me às mãos recetemente o título O Mundo Sem Nós , do autor Alan Weisman, editado pela Estrela Polar. Um estudo magnífico sobre o impacto que teria o desaparecimento da raça humana da superficie da terra. Após tal leitura não se fica indiferente e compreendemos melhor do que nunca o mal que o homem tem feito à sua casa, mal esse que poderá não ser reversível. Desde então, que pensei dar-vos a conhecer essa literatura. Decidi-me fazê-lo hoje, depois de ontem ter ouvido uma entrevista na TSF ao autor, na rúbrica Pessoal... E Trasmissíve l. Recomendo vivamente que a ouçam, e para tal basta irem a www.tsf.pt , no menu da esquerda cliquem em Arquivo Programas, escolham o programa Pessoal... E Transmissível, e por fim cliquem no entrevistado do dia 20 de Dezembro: Alan Weisman. A entrevista está dividida em três parte. A não perder a entrevista e depois, claro está, o livro: Um Mundo Sem Nós .

Mike, o galo sem cabeça

Quantos tempo conseguirá uma galinha viver sem cabeça? Se me fizessem essa pergunta há uma semana responderia, sem sombra de dúvidas: uns minutos, no máximo. Contudo, ao saber do que se passou no Colorado, EUA, em 1945, faz com que hoje tenha opinião diferente. Nesse ano longínquo, Lloyd Olsen na tentativa de matar um jovem galo para o jantar não cumpriu na perfeição o serviço e o galo sobreviveu, pasme-se: sem cabeça. A veia jugular e o troco cerebral não foram danificados o que permitiu ao bicho sobreviver. Artigos sobre o tema foram publicados nas revistas Time e Life , e hoje em dia existem vários sites que atestam este fenómeno, como pode ver no fim deste post. O dono do "afortunado" galináceo, com olho para o negócio, não perdeu tempo e passou a cobrar 25 cêntimos para quem quisesse ver Mike, nome que lhe fora atribuído. Os espectáculos de rua sucediam-se e no auge do sucesso Mike ganhava 4.500 dólares por mês e valia 10.000. Seguiu-se uma fase negra para o mundo aviár

Aconselho vivamente

Lions for Lambs : um filme inteligente sobre os Estados Unidos da América. Um alerta a não perder. Lions for Lambs (Peões em Jogo) com Robert Redford, Meryl Streep e Tom Cruise. Realização: Robert Redford.