Avançar para o conteúdo principal

Vivemos numa época de paz, parece mentira, mas é verdade.

Vivemos numa das épocas mais pacificas de toda a história da humanidade, por muito estranhas que pareçam estas palavras é verdade. Nunca houve tão poucos conflitos armados, nunca houve tanta paz, nunca os povos foram tão tolerantes e nunca os seres humanos tiveram tanto acesso à cultura, que é a principal arma contra a ignorância, contra regimes totalitários, contra a própria guerra.

O que faz parecer com que o parágrafo acima seja absurdo é o facto de hoje nos entrar pelas casas dentro, e não só em casa, mas em qualquer lugar, uma torrente de informação como nunca antes. Ou seja, enquanto no passado sabíamos das notícias trágicas por um ou outro jornal de maior tiragem, ou por um amigo, hoje essa tragédia chega-nos aumentada pela repetição constante dos orgãos de comunicação social e muito mais ainda pelas redes sociais. Tragédia essa muitas vezes caseira, sem impacto comunitário e muito menos mundial, mas explorada como se assim fosse.

O mais detraído dirá que vivemos num mundo muito mais violento, muito mais perigoso do que há 100 anos atrás. A verdade é que as noticias que nos chegam todos os dias a toda a hora, para aqueles que tem sempre uma tv ligada nos canais noticiosos, ou para os que, no bolso, recebem notificações constantes do que se passa, são focadas na desgraça, na tragédia, são noticias e relatos somente do esmiuçar da catástrofe.

Obviamente que é necessário estarmos informados, e há acontecimentos que requerem mais tempo de antena, como são os atentados terroristas em escala, mas muito mais do que isso nos conspurca o sossego. Muitos há que já deixaram de ver tv exatamente por esse facto, pelo exagero informativo de baixa qualidade.

Hoje há que saber selecionar a informação e não se deixar envolver demasiado por ela. Há os que são menos influenciáveis, mas também os há que ao verem desgraça alheia a toda a hora se sentem numa vivência depressiva temendo a sua hora que pode chegar a qualquer momento.

O problema está em não saber gerir o que se vê. Tanta coisa boa acontece no mundo, tanta realização, tanto bom exemplo, tanto companheirismo, solidariedade, partilha de sucessos. É preferível ir por aí, sem claro fecharmos os olhos ao que está mal, ao que tem de ser mudado, claro que não, mas menos foco, menos esmiuçar até à exaustão de assuntos que morreram após cinco minutos de explanação, mas que se continuam a dissecar por horas, dias.

O mundo nunca esteve tanto de feição. Basta olhar com atenção à volta. E é urgente que comece por nós a luta para que a paz continue e que não se voltem a repetir cenários que mudaram o curso da humanidade, é importante estarmos atentos e fazer a nossa parte para que a história recente não se volte a repetir. Apesar desta época mais pacifica apenas se passaram 71 anos do fim da segunda guerra mundial e 98 da primeira grande guerra, sem falar de todos os conflitos armados do século passado, desde a guerra do Vietname até à guerra colonial.

Cabe a cada um não ser ovelha, saber distinguir a informação e poder agir em prol de uma comunidade cada vez melhor, mais justa, solidária e pacífica, onde os radicalismos e extremismos não possam ter lugar. Uma das chaves está na educação, na cultura e no acesso continuado a conteúdos de qualidade. Essa é uma responsabilidade dos governos, dos orgãos de comunicação social e de todos os opinion makers.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O veganismo não é moda, veio para ficar!

Ouve-se por aí que 2019 é o ano do veganismo, mas é muito mais do que isso. 2019 até poderá ser o ano com mais expressão até então, mas o boom está por vir, o futuro será inevitavelmente vegan, ou não haverá futuro de todo. Não são só as estrelas de cinema, os atletas de nível mundial ou as figuras públicas, por todo o mundo há cada vez mais pessoas a adotar este estilo de vida, que vai muito além da simples alimentação. Há uma tomada de consciência larga que faz com que a mudança seja inevitável. Um ser dito lúcido e com o mínimo de inteligência basta parar e refletir sobre as suas escolhas para um processo de mudança se iniciar. Vivemos num mundo acelerado que não deixa tempo para a plena reflexão e esse é um dos problemas. A mudança pode ter início num dos seguintes pontos: Ética: não há nenhuma necessidade de infligir sofrimento e tortura aos animais para nos alimentarmos. Eles são seres sencientes e é um contrassenso dizer que se gosta dos animais mas é só de alguns, não de todos.

Medina Carreira disse:

"A democracia em Portugal é uma brincadeira em que ninguém é responsável por nada, não há responsáveis", afirmou Medina Carreira, salientando que "o País apenas é governado com rigor durante um ano ou um ano e meio por legislatura". No restante tempo, segundo o fiscalista, quem vence as eleições começa por tentar corrigir as promessas que fez na campanha eleitoral e, a meio do mandato, "começa a preparar as mentiras para a próxima campanha eleitoral". "Com esta gente que temos, não podemos ter muitas esperanças (quanto ao futuro)", defendeu, frisando que "as eleições ganham-se com mentiras". Medina Carreira, que falava aos jornalistas em Gaia à margem de um debate sobre a actual situação do País, defendeu que "a raiz do problema" de Portugal resulta da quebra no crescimento económico. "Durante 15 anos crescemos seis por cento ao ano, entre 1975 e 1990 crescemos quatro por cento ao ano e de 1990 para cá estam

Bush recebe Dalai Lama

Fiquei surpreendido ao saber que o presidente norte americano havia recebido oficialmente o líder espiritual tibetano, na sua residência oficial, a Casa Branca. E como se isto não bastasse para "nos" envergonhar, ainda foi condecorado com a Medalha de Ouro do Congresso, a mais importante distinção atribuída a um civil. Para a sua atribuição é necessária uma maioria de dois terços do congresso. Nunca pensei dizê-lo, mas desta vez o Presidente Bush merece os parabéns. Ou será já campanha republicana?!