Avançar para o conteúdo principal

Desconhecia a lei?!!!


Sobre a polémica do Primeiro-Ministro José Sócrates ter fumado em pleno vôo da TAP: "Em declarações aos jornalistas, na venezuela, o primeiro-ministro diz que desconhecia que estava a violar a lei." (In. Público On-Line).

Inacreditável.
Para além de violar a lei ainda mente.

Sem mais comentários.

Comentários

Crítico
Já pediu desculpa e prometeu não voltar a fumar.
Abraço
Marco Santos disse…
Este já nem com desculpas lá vai.

Desconhecia a lei! Onde já se viu?!

Cumprimentos.
Anónimo disse…
Sou advogado no Brasil e posso dizer com toda sinceridade que desconheço a lei portuguesa.
Não sei, por exemplo, se em Portugal é proibido fumar, digamos, maconha. No Brasil é, é crime.
Se fosse eu um advogado português a defender um jovem acusado de "fumar maconha" utilizaria a escusa ministerial do Primeiro dos Ministros para o fundamento da defesa:"O jovem desconhecia que estava a violar a lei, tal qual o Primeiro Ministro." Na sequencia a causa se resolveria com um pedido de desculpas.
Não, não creio que seria uma boa defesa, porque seria a violação de uma regra moral: "não mentir".
O líder é líder porque espelha a projeção de seus liderados. O líder tanto reproduz os liderados, como os liderados se reproduzem em seu líder. Assim, a sociedade educa o governo e o governo educa a socidade: é um processo de troca contínua. Uma das mais baratas formas de se educar é pelo exemplo: líderes educam pelo exemplo. No caso relatado, há um enorme prejuízo à educação e à saúde pública, um prejuízo econômico inclusive. Na sequência, se mente, amplia mais o prejuízo, pois em linguagem não verbal o líder autoriza: aqui é permitido mentir!
Por sorte, dado a crítica dos formadores de opinião, o processo de reprodução do comportamento do líder reproduzido nos liderados pode mesmo entrar em pane e resultar em uma ridicularização tanto do tabagismo, como da violação da lei e da tolerância da mentira como forma de posicionamento de autoridades perante a opinião pública: sorte de Portugal se tal inversão ocorrer.
O evento não repercutiu no Brasil: ótimo! Precisamos construir pontes entre os dois países e a notícia sob comento não é uma base sólida para a obra de aproximação cultural entre os nossos países unidos pelo passado, pela língua, mas separados por um oceano de desinteresse que precisa ser vencido.
Parabéns plo Blog, dos melhores que já frequentei.
Fica aqui o convite para visitação ao nosso Dr. Negociação
http://www.adequacao.com.br/blog
Marco Santos disse…
Caro Nacir Sales, obrigado pelo seu comentário.
É gratificante ter leitores desse lado do Atlântico.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

O veganismo não é moda, veio para ficar!

Ouve-se por aí que 2019 é o ano do veganismo, mas é muito mais do que isso. 2019 até poderá ser o ano com mais expressão até então, mas o boom está por vir, o futuro será inevitavelmente vegan, ou não haverá futuro de todo. Não são só as estrelas de cinema, os atletas de nível mundial ou as figuras públicas, por todo o mundo há cada vez mais pessoas a adotar este estilo de vida, que vai muito além da simples alimentação. Há uma tomada de consciência larga que faz com que a mudança seja inevitável. Um ser dito lúcido e com o mínimo de inteligência basta parar e refletir sobre as suas escolhas para um processo de mudança se iniciar. Vivemos num mundo acelerado que não deixa tempo para a plena reflexão e esse é um dos problemas. A mudança pode ter início num dos seguintes pontos: Ética: não há nenhuma necessidade de infligir sofrimento e tortura aos animais para nos alimentarmos. Eles são seres sencientes e é um contrassenso dizer que se gosta dos animais mas é só de alguns, não de todos.

Medina Carreira disse:

"A democracia em Portugal é uma brincadeira em que ninguém é responsável por nada, não há responsáveis", afirmou Medina Carreira, salientando que "o País apenas é governado com rigor durante um ano ou um ano e meio por legislatura". No restante tempo, segundo o fiscalista, quem vence as eleições começa por tentar corrigir as promessas que fez na campanha eleitoral e, a meio do mandato, "começa a preparar as mentiras para a próxima campanha eleitoral". "Com esta gente que temos, não podemos ter muitas esperanças (quanto ao futuro)", defendeu, frisando que "as eleições ganham-se com mentiras". Medina Carreira, que falava aos jornalistas em Gaia à margem de um debate sobre a actual situação do País, defendeu que "a raiz do problema" de Portugal resulta da quebra no crescimento económico. "Durante 15 anos crescemos seis por cento ao ano, entre 1975 e 1990 crescemos quatro por cento ao ano e de 1990 para cá estam

Bush recebe Dalai Lama

Fiquei surpreendido ao saber que o presidente norte americano havia recebido oficialmente o líder espiritual tibetano, na sua residência oficial, a Casa Branca. E como se isto não bastasse para "nos" envergonhar, ainda foi condecorado com a Medalha de Ouro do Congresso, a mais importante distinção atribuída a um civil. Para a sua atribuição é necessária uma maioria de dois terços do congresso. Nunca pensei dizê-lo, mas desta vez o Presidente Bush merece os parabéns. Ou será já campanha republicana?!