sábado, 5 de maio de 2007

10 Contributos


Num mundo que corre não se sabe bem para onde, é essencial despertar a consciência ambiental de todos os que nos rodeiam.
Continuamos, em pleno século XXI, com a sensação que o planeta é imenso e inesgotável, mas infelizmente não é.
Claro que em relação à 20 anos atrás muita coisa mudou para melhor, mas em contrapartida o nível de poluição em massa, praticado por multinacionais, tornou-se mais intenso.
Os países que se dizem evoluídos, mas que têm líderes pré –históricos, nem sequer aderiram ao protocolo de Quioto, e aqueles que o assinaram não respeitam as medidas. Vive-se pelo lucro, o ambiente pode esperar.
Os atentados que estão a ser cometidos são enormes e a maioria da população nem quer saber. “Longe da vista, longe do coração”.
Uma dica para aqueles que gostam de saber o que se passa à sua volta e não deixam que a classe política manipule aquilo em que acreditam: vejam o documentário Uma Verdade Inconveniente, do ex-candidato à casa branca norte americana Al Gore. Talvez depois compreendam o porquê de ter perdido as eleições.
Para além de verem o filme, se estiverem interessados em contribuir de uma forma mais prática seguem-se 10 passos simples, mas que em grande escala farão toda a diferença:

Mude uma lâmpada:

Substituir uma lâmpada convencional por uma fluorescente evita o envio para a atmosfera de 68Kg de dióxido de carbono (CO2), por ano.

Conduza menos:

Caminhe, ande de bicicleta, use mais transportes públicos, sempre que possível. Evitará o envio para a atmosfera de 450g de CO2 por cada Km em que não use o automóvel.

Recicle mais:

Pode poupar a atmosfera em 1088Kg de CO2 por ano, reciclando apenas metade dos materiais que usa no seu dia a dia.

Verifique a pressão dos pneus:

Manter os pneus com a pressão ideal pode fazer com que se poupe 3% do combustível.

Reduza o uso de água quente:

Aquecer água exige um enorme gasto de energia. Instale um chuveiro com baixo caudal (menos 159Kg de CO2/ano) e lave as suas roupas a temperaturas mais baixas (menos 227Kg de CO2/ano).

Evite produtos com muitas embalagens:

Se reduzir o lixo em 10% evita o envio para a atmosfera de 544 de CO2.

Ajuste o termostato:

2.º graus abaixo no Inverno e 2.º acima no Verão (menos 907Kg CO2).

Plante uma árvore:

Uma única árvore absorve uma tonelada de CO2 durante a sua vida.

Desligue os aparelhos da corrente eléctrica:

Simplesmente, desligue a TV, o Dvd, a aparelhagem; e o computador, quando não os está a usar. O Standby também gasta energia.

Encoraje os seus amigos e conhecidos a ver o documentário Uma Verdade Inconveniente.

Imagine o contributo que dará ao planeta e às gerações futuras com esta medidas. Faça as contas e veja as toneladas de dióxido de carbono que deixará de emitir, agora multiplique pelos seus conhecidos e amigos.
Acredite, é um forte contributo.

Obrigado!

Sem comentários: