Avançar para o conteúdo principal

300


Em 480 a. C. as forças do Império Persa, comandadas pelo rei Xerxes e perfazendo, segundo Heródoto, dois milhões de homens, atravessaram o Helesponto com o intuito de invadir e escravizar a Grécia.Numa desesperada acção dilatória, um destacamento escolhido de trezentos espartanos foi enviado para o estreito das Termópilas, uma exígua passagem entre montanhas e mar onde, esperava-se, uma força de elite composta por homens dispostos a sacrificar a sua vida poderia reter o invasor persa durante, pelo menos, alguns dias.Os espartanos e os seus aliados da Téspia lutaram até ao último homem tombar, mas o exemplo de bravura do seu sacrifício inspirou os gregos. Na Primavera e no Outono desse mesmo ano, estes últimos uniram-se e derrotaram os persas em Salamina e em Plateia, protegendo assim os primeiros passos da democracia e da liberdade ocidentais. (in. PRESSFIELD, Steven - Portas de Fogo. Verbo: Lisboa, 2006)

ESTRANHO QUE PASSAS, VAI DIZER AOS ESPARTANOS
QUE AQUI JAZEMOS EM ODEBIÊNCIA ÀS SUAS LEIS.
(Poeta Simónidas)

Hoje, numa sala de cinema perto de si, a adaptação para a tela do traço fantástico de Frank Miller.

A não perder.

Há pulhas que já têm o fime em dvd. Piratas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Mundo Sem Nós - Alan Weisman

Devido ao meu contacto muito próximo com os livros, chegou-me às mãos recetemente o título O Mundo Sem Nós , do autor Alan Weisman, editado pela Estrela Polar. Um estudo magnífico sobre o impacto que teria o desaparecimento da raça humana da superficie da terra. Após tal leitura não se fica indiferente e compreendemos melhor do que nunca o mal que o homem tem feito à sua casa, mal esse que poderá não ser reversível. Desde então, que pensei dar-vos a conhecer essa literatura. Decidi-me fazê-lo hoje, depois de ontem ter ouvido uma entrevista na TSF ao autor, na rúbrica Pessoal... E Trasmissíve l. Recomendo vivamente que a ouçam, e para tal basta irem a www.tsf.pt , no menu da esquerda cliquem em Arquivo Programas, escolham o programa Pessoal... E Transmissível, e por fim cliquem no entrevistado do dia 20 de Dezembro: Alan Weisman. A entrevista está dividida em três parte. A não perder a entrevista e depois, claro está, o livro: Um Mundo Sem Nós .

Mike, o galo sem cabeça

Quantos tempo conseguirá uma galinha viver sem cabeça? Se me fizessem essa pergunta há uma semana responderia, sem sombra de dúvidas: uns minutos, no máximo. Contudo, ao saber do que se passou no Colorado, EUA, em 1945, faz com que hoje tenha opinião diferente. Nesse ano longínquo, Lloyd Olsen na tentativa de matar um jovem galo para o jantar não cumpriu na perfeição o serviço e o galo sobreviveu, pasme-se: sem cabeça. A veia jugular e o troco cerebral não foram danificados o que permitiu ao bicho sobreviver. Artigos sobre o tema foram publicados nas revistas Time e Life , e hoje em dia existem vários sites que atestam este fenómeno, como pode ver no fim deste post. O dono do "afortunado" galináceo, com olho para o negócio, não perdeu tempo e passou a cobrar 25 cêntimos para quem quisesse ver Mike, nome que lhe fora atribuído. Os espectáculos de rua sucediam-se e no auge do sucesso Mike ganhava 4.500 dólares por mês e valia 10.000. Seguiu-se uma fase negra para o mundo aviár...

Aconselho vivamente

Lions for Lambs : um filme inteligente sobre os Estados Unidos da América. Um alerta a não perder. Lions for Lambs (Peões em Jogo) com Robert Redford, Meryl Streep e Tom Cruise. Realização: Robert Redford.